Thursday, June 01, 2006

Oba Feijoada!!!

Um dos pratos mais populares da culinária brasileira não poderia faltar por aqui, ainda mais com esse friozinho que tem feito ultimamente. Verdade seja dita, o sabor e a simplicidade de uma bela feijoada é o suficiente para aquecer qualquer indivíduo do bem.

Certo! É chegada a hora de contar um pouquinho da história dessa tradição:

Tudo começou com a chegada dos primeiros africanos ao Brasil por volta de 1549. Trabalhando de escravos para os nobres senhores brancos, não tinha acesso às melhores partes da carne, então recolhiam o que sobrava nas cozinhas dos patrões, entre várias sobras, orelha, focinho, rabo, pé e língua de porco. Misturavam os ingredientes ao feijão, que era barato, e preparavam o prato simples e delicioso que hoje é uma preferência nacional.

Para acompanhar uma feijoada completa, não dispense arroz, aipim frito, laranja e torresmo.

Segue a receita*:

Ingredientes
- 1 kg de feijão "mulatinho"
- ½ kg de carne de porco salgada
- ½ kg de carne-seca
- 1 pé, 1 orelha e 1 * ½ kg de carne bovina (ponta de agulha ou braço)
- ½ kg de linguiça
- 1 osso de presunto
- 1 paio
- 100 g de bacon
- ½ kg de lombo de porco fresco (ou costeletas de porco)
- cebola
- óleo
-5 folhas de louro
- alho
- cheiro-verde
- couve
- molho carioca
- laranjas

Modo de preparo
Na véspera, colocar de molho: o meio quilo de carne de porco salgada, o meio quilo de carne-seca, o pé, a orelha e o focinho de porco salgados.
No dia seguinte, de manhã, pegue o quilo de feijão preto e leve-o ao fogo num caldeirão com bastante água.
Em outra panela, ferva os ingredientes que deixou de molho.
Uma hora depois que o feijão já estiver no fogo, junte os ingredientes fervidos, as folhas de louro e acrescente os seguintes: o meio quilo de carne bovina, o meio quilo de linguiça, o osso de presunto, o paio, os 100 gramas de bacon, as costeletas de porco (ou o meio quilo de lombo de porco fresco).
Quando tudo já estiver cozido, junte o refogado feito à parte com cebola picadinha, uma colher (sopa) de óleo, alho pisado e cheiro-verde.
Prove se está bom de sal e deixe ferver, até que tudo fique bem cozido, em fogo brando, para não grudar no fundo do caldeirão.
Na hora de servir, tire todos os ingredientes, coloque-os numa travessa, arrumando-os com jeito (O feijão será levado à mesa num tigelão de barro).
Sirva junto o molho carioca e laranjas doces, picadas e polvilhadas de sal fino.
Servir com couve frita em alho e óleo, e arroz. Também pode ser servida com farinha de mandioca, torresmo, mandioca frita, entre outros. Pode ser condimentada com pimenta a gosto (à mesa, por cada um dos convidados).

Bom apetite!

*a receita foi tirda daqui
** um tilt no blogspot impediu-me de ilustrar a matéria

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Hmm, acho que a feijoada tradicional (carioca e até onde eu sei a gaúcha também) é com feijão preto. Pelo que eu vi na Internet feijoada com feijão "mulatinho" é a feijoada feita no nordeste. Eu prefiro o preto.

21:08  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

16:46  
Anonymous Anonymous said...

Na verdade, pelo que eu sei, a feijoada é um prato mineiro.. Mas em qualquer lugar no Brasil é possívem comer feijoada tradicional.
Eu gosto mais do feijão mulatinho :)

16:47  

Post a Comment

<< Home