Monday, May 08, 2006

Hmmm Churrasco!


Para muitos gaúchos, final de semana combina com churrasco e gente boa reunida. Isso mesmo, por motivos históricos e geográficos, a região dos pampas acaba proporcionando o melhor e mais tradicional churrasco do mundo. Eis uma refeição saborosa, simples, acessível (nas regiões do Brasil, Uruguai e Argentina) e que tem tudo a ver com reuniões informais ou confraternizações entre amigos, família e colegas.

Mas não vá pensando que reunir gente, comprar diferentes tipos de carnes e abrir uma cerveja gelada seja o bastante para garantir um bom churrasco. O churrasqueiro sabe que por trás do que parece ser uma tarefa simples, existem vários truques. Um dos segredos do assador é saber regular a distância entre a carne a e a brasa, que é diferente em cada situação, também é importante conhecer o melhor corte para cada tipo carne, o tempo que cada uma leva para assar e por aí vai.

O churrasco originou-se na região do grande Pampa (sul do Rio Grande do Sul, Uruguai e parte do norte da Argentina) por ser um espaço privilegiado para a pecuária. Antigamente, o peão, trabalhador das estâncias, sempre a cavalo, não encontrava muitas plantações na lida diária do gado. Sua opção de comida era somente a carne que ele preparava com fogo de chão, espetada em uma vara de madeira, para assar. O tempero era unicamente o sal. E assim o churrasco foi o alimento tradicional dos gaúchos ou dos vaqueiros do sul do país por séculos até espalhar-se por todas as grandes cidades do Brasil.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre a origem da iguaria, conheça também as carnes mais populares:

ALCATRA - Está localizado a parte traseira do boi junto ao dorso, sendo um dos cortes mais nobres e saborosos para churrasco. A parte de dentro, chamada coração da alcatra, é um excelente pedaço para churrasco.

PICANHA - Unanimidade nacional, a picanha é um corte tradicional de churrasco. É facilmente reconhecível por seu formato triangular e capa de gordura que a cobre por inteiro, e que não deve ser retirada para assar, pois alterará seu sabor e suculência. A picanha endurece um pouco se passar do ponto certo, por isso deve ser servida ao ponto ou mal passada.

MAMINHA - Também conhecida como a ponta da alcatra ou “colita del cuadril”, é uma carne saborosa e suculenta.

CONTRAFILÉ – Conhecida na Argentina e no Uruguai como “bife de chorizo”, essa carne é macia, tem sabor acentuado e muito suco. Deve ser servida mal passada, no máximo, ao ponto, em bifes grossos ou picadinhos.

FILÉ MIGNON - Considerado por muitos o mais nobre dos cortes, caracteriza-se pela maciez e sabor adocicado. Não é das carnes mais procuradas para churrasco, mas pode dar excelente resultado quando preparado na grelha (sempre em pedaços grandes ou inteiros). Também pode entrar como ingrediente do "xixo" ou "espetinho", com outro tipo de carne como frango ou carne suína, lingüiça, bacon, cebola, pimentão, etc.

COSTELA – Uma das carnes mais saborosas e tradicionais do churrasco. Deve ir à brasa com o lado do osso virado para baixo e virada só depois de tempo. No Uruguai e na Argentina, recebe o nome de asado de tira e é cortada bem fina.

VAZIO (ou fraldinha) - É a ponta com carne da costela. Também muito saborosa.

CHULETA - Carne entremeada de gordura. Fica excelente cortada em pedaços com cerca de dois dedos de espessura e temperada apenas com sal grosso.

CUPIM - O cupim é o conjunto de fibras musculares situadas logo atrás do pescoço de bovinos de raça ou cruza zebuína. Tem sabor característico e paladar agradável, devendo sempre ser cozida lentamente.

PAMPLONA - A pamplona é uma especialidade uruguaia tradicionalmente preparada com o coração de filé mignon ou picanha recheados de tempero verde. Hoje é feita também com lombo de porco e filé de frango.

Para acompanhar um churrasco tradicional, nada de arroz. Prefira apenas saladas verdes, farinha de mandioca ou farofa, queijos, molho vinagrete e pães. Para beber, a caipirinha de limão e a cerveja ou chopp gelado são as melhores pedidas. Outra dica importante é não ter pressa. O churrasco para ficar bom leva tempo e todo o ritual do fogo aceso, o cheirinho e convidados opinando, em sua volta, também não deve faltar.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Fiquei "babando"...sacanagem. Com exceção do cupim qualquer uma das carnes sugeridas cairia muitíssimo bem!

01:40  

Post a Comment

<< Home