Wednesday, May 10, 2006

Chimarrão Tchê!


Conheça algumas curiosidades sobre esta tradição que vem aquecendo e reunindo gerações.

Uma grande roda de chimarrão costuma reunir gerações, já que o hábito geralmente passa de pai para filho. Mas o popular mate também pode ser tomado sozinho ou em parceria de uma ou duas pessoas. Já não é de hoje que a bebida é conhecida como símbolo de “paz, concórdia e completo entendimento”.

A tradição do chimarrão é antiga. Tudo começou quando soldados espanhóis chegaram à foz do Rio Paraguay em 1536. Encantados com a fertilidade daquela terra, fundaram a Assunción del Paraguay, a primeira cidade da América Latina. Em função das grandes ressacas causadas pelos grandes porres, os nômades resolveram experimentar o estranho chá de ervas utilizado pelos índios Guarany e foram percebendo que no dia seguinte ao porre ficavam melhores.

O porongo (que se usava no lugar da cuia) e a bomba do chimarrão eram retirados da floresta de taquaras, às margens do rio. Por causa da tradição, os paraguaios continuam tomando o mate frio e em qualquer tipo de cuia, é o chamado tererê, que pode ser ingerido com gelo e limão. No Brasil a erva é socada, na Argentina e no Uruguai, triturada. Nos países do Prata ela é mais forte e amarga, sendo recomendada para quem sofre de problemas no fígado.

Para degustar um belo chimarrão, os gaúchos da fronteira criaram 10 mandamentos que jamais devem ser burlados:

1) Não peças açúcar no mate
2) Não digas que o chimarrão é anti-higiênico
3) Não digas que o mate está quente demais
4) Não deixes um mate pela metade
5) Não te envergonhes do "ronco" no fim do mate
6) Não mexas na bomba
7) Não alteres a ordem em que o mate é servido
8) Não "durmas" com a cuia na mão
9) Não condenes o dono da casa por tomar o 1º mate
10) Não digas que chimarrão dá câncer na garganta

1 Comments:

Blogger Andréia Pires said...

ai, gurias, que saudade! bjão.

13:56  

Post a Comment

<< Home